Pilates

Conheça mais sobre o Pilates.

É um método composto por exercícios físicos e alongamentos que podem ser realizados com o peso do próprio corpo e em aparelhos específicos desenvolvidos para a prática do método. O Pilates também é uma técnica de revolução do movimento que visa trabalhar o corpo como um todo trazendo equilíbrio muscular e mental.

O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos com ênfase na concentração, no fortalecimento dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso o Pilates mistura treino de força, e flexibilidade que ajudam na postura, no alongamento, na tonificação dos músculos sem exageros.

No Pilates prioriza se a qualidade não a quantidade de movimentos, tais movimentos do Pilates priorizam sempre o equilíbrio muscular , assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado.

O método foi baseado em 6 princípios: princípios esses que buscam devolver ao homem movimentos mais conscientes e espontâneos.

Centro de Força

Também conhecido, como power house , casa da força, core. É um grupo de músculos que são responsáveis por manter a sustentação da coluna e dos órgãos internos . Esse grupo muscular é composto por 4 camadas de músculos do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo e interno e transverso do abdômen). Os músculos do assoalho pélvico, eretos profundos da coluna, flexões e extensores da coluna.

Controle

Esse princípio tem por objetivo o recrutamento mais eficiente da musculatura a ser trabalhada, pois a partir do movimentos com mais controle seu corpo garant em padrão suave e harmônico de movimento.

Concentração

Segundo o criador do método Joseph Pialtes é a mente que guia o corpo sendo de suma importância a atenção a todas as partes do corpo , para que o movimento seja realizado com o máximo de eficácia possível.

Fluidez

É o princípio responsável por ajudar na beleza do movimento, permitindo assim o menor gasto energético, garantido movimentos suaves sem desperdícios de energia.

Precisão

Responsável pelo refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um determinado movimento. Evitando assim gastos desnecessários de energia a partir de contrações inadequadas.

Respiração

A respiração deve ser o mais natural possível, permitindo assim que o corpo tenho oxigênio fluindo ao máximo por todo o corpo e consequentemente trazendo mais vigor e menos fadiga.

Dúvidas sobre como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e fale com um especialista.